Thursday, October 6, 2022

Benzac ac ou azelan. Benzac AC e Clindoxyl Control: Tudo Sobre o Tratamento

Looking for:

Benzac ac ou azelan.Please wait while your request is being verified... 













































   

 

Nota 10 Nota 0 - Produtos para pele com Acne (página 2)



  Quem sofre com acne passa por momentos de melhora e piora da doença, podendo ou não apresentar uma grande quantidade de espinhas Entre e dê sua nota (0 ou 10) para um produto específico para pele com acne, o gel-creme azelan,muito bom, agora la de vez em quando sai uma que outra! No vídeo falo sobre minha experiência com ambos, como usá-los e quais cuidados tomar, além de citar produtos como Benzac, Solugel e  


One moment, please... -



 

COMO O PERÓXIDO DE BENZOÍLA AGE NA ACNE

Tá aí mais uma forma de tratar cravos e espinhas. Esses dois cremes (e outros), têm em sua fórmula o peróxido de benzoíla. Composto muito utilizado na dermatologia, inclusive em diversos sabonetes para a pele. 

Se seu dermatologista te receitou algum desses cremes ou você viu na internet que ele é bom para a pele oleosa ou para a pele acneica, nesse post eu vou te dar todas as informações possíveis para que você consiga ótimos resultados. 

O que abordarei neste post:

  • Como o peróxido de benzoíla age na pele para controle da acne;
  • Marcas, tipos e preços de produtos com este composto;
  • Para que este composto é indicado;
  • Para quem ele não é indicado;
  • Efeitos Colaterais mais comuns;
  • Qual concentração é melhor;
  • Qual é melhor: ácido salicílico ou peróxido de benzoíla;
  • Qual é melhor: ácido azelaico ou peróxido de benzoíla;
  • Como encaixar o peróxido de benzoíla na rotina de skincare;
  • Se é possível usá-lo se sua pele for sensível;
  • Dicas para que ele não manche suas roupas e toalhas;
  • O que esperar do tratamento semana a semana.

Esse texto faz parte de uma série de textos feitos com o apoio da dermatologista Betina Faggion, abordando mais profundamente os principais remédios e produtos usados para a acne. Caso você queira se aprofundar em outros tratamentos e remédios possíveis, no fim desse post você encontrará o link para os outros posts.

Vamos começar com um pouquinho de ciência (bem pouquinho, prometo). Quando você aplica o peróxido de benzoíla no rosto, seu corpo vai metabolizá-lo e quebrá-lo em duas partes: o ácido benzóico e radicais livres.

Os radicais livres são os responsáveis pelos efeitos antibacterianos. Eles vão criar um ambiente cheio de oxigênio na pele, que quebra a membrana protetora da bactéria Propionibacterium acnes,matando-as.

O incomum do peróxido de benzoíla é que ele tem ações antibióticas, mas não cria resistência ao produto. Como você deve saber, os antibióticos, se muito utilizados por um indivíduo ou pela população, podem parar de fazer efeito. 

Além disso, devido a sua atividade esfoliativa e irritativa na pele, o peróxido de benzoíla vai acelerar o ciclo de vida da derme, realizando um peeling. Este peeling vai ter funções queratolíticas (dissolvendo a camada córnea da pele) e vai reduzir a formação de microcomedões (cravos).

PERÓXIDO DE BENZOÍLA: TIPOS, PREÇO E OUTRAS MARCAS

Como eu já disse, no Brasil existem algumas marcas que têm peróxido de benzoíla como ÚNICO princípio ativo, as mais famosas são: Dermotivin Benzac, Benzac AC e Clindoxyl Control

Benzac AC e Dermotivin Benzac são as versões vendidas pela farmacêutica Galderma, enquanto o Clindoxyl Control é vendido pela Stiefel. 

As versões da Galderma são:

  • Benzac AC 2,5 (possivelmente descontinuado pela Galderma)
  • Benzac AC 5  (possivelmente descontinuado pela Galderma)
  • Benzac AC 10
  • Dermotivin Benzac

Os três primeiros são vendidos em bisnagas de 60 gramas na consistência de gel. O último é vendido em uma bisnaga de 15g. O número no fim de cada nome é referente à concentração de peróxido de benzoíla na fórmula, então, o Benzac AC 2,5 tem 2,5% do composto na fórmula. O Dermotivin Benzac tem concentração de 5%. 

Entretanto, aparentemente, o único da linha que parece estar mais disponível é o Benzac 10. A Galderma parece ter substituído o Benzac 5 pelo Dermotivin Benzac, que vende em um tubo de 15g. 

Já as versões do Clindoxyl Control são:

  • Clindoxyl Control 5%
  • Clindoxyl Control 10%

Os dois são em gel, e vendidos na bisnaga de 45 gramas. 

Saiba que existe um produto chamado apenas “Clindoxyl” que possui em sua fórmula o peróxido de benzoíla e o fosfato de clindamicina, antibiótico, e este precisa de receita. 

O custo médio desses produtos é:

  • Benzac AC 10: 50 reais (preço por aplicação: 0,4 centavos)
  • Dermotivin 5%: 30 reais (preço por aplicação: 1 real)
  • Clindoxyl Control 5%: 55 reais (preço por aplicação: 0,60 centavos)
  • Clindoxyl Control 10%: 55 reais (preço por aplicação: 0,60 centavos)

*estimativa de uso 0,5g por aplicação.

O peróxido de benzoíla é o principal ativo para controle de acne e é utilizado em muitos cremes comerciais com esse fim. Por isso, além desses dois laboratórios, outros ainda produzem versões de peróxido de benzoíla, na concentração de 5%, alguns deles são:

  • Acnezil (laboratório: Cimed): 10 reais por 20g. (preço por aplicação: 0,25 centavos)
  • Acnen (laboratório: União Química): 20 reais por 20g. (preço por aplicação: 0,4 centavos)
  • Cravosan Gel (laboratório: União Química):19 reais por 20g.(preço por aplicação: 0,47 centavos)
  • Acnase Creme (laboratório: Avert): 25 reais por 20 gramas, com enxofre.(preço por aplicação: 0,62 centavos)
  • Acnase Gel (laboratório: Avert): 25 reais por 20 gramas. (preço por aplicação: 0,62 centavos)
  • Acnee-loss (laboratório: Cifarma): 10 reais por 20g. (preço por aplicação: 0,25 centavos)

O peróxido de benzoíla é indicado no tratamento de acnes leves e no controle de oleosidade da pele. 

ACNES NÃO INFLAMATÓRIAS

A acne não inflamatória, também chamada de Grau I, é a acne que não passou por um processo inflamatório. São caracterizadas por comedões, os cravos. Eles podem ser pretos, por terem estado em contato com o ar e oxidado, ou brancos, quando a oxidação não acontece. 

É comum falarem que o peróxido de benzoíla não funciona para este tipo de acne. Esse mal entendido acontece porque a acne não inflamatória não está infectada pela bactéria P. acnes, e um dos principais benefícios do peróxido é matar essa bactéria. 

Entretanto, o peróxido de benzoíla também tem capacidades queratolíticas e comedolíticas, ou seja, desobstrui os poros e “quebra” os cravos. 

ACNES INFLAMATÓRIAS

Acnes inflamatórias são aquelas que foram infectadas pelo P. acnes. Essa acne é dividida em 3 tipos (Tipo II, III e IV). 

O peróxido de benzoíla vai ser muito efetivo no tratamento da Acne tipo II, que se apresenta no formato de pápulas com um pouco de pus, as conhecidas espinhas. Nesse caso ele vai ser efetivo por causa do seu potencial antibacteriano, queratolítico e comedolítico

As acnes mais graves,que se apresentam com uma quantidade maior de lesões e/ou com lesões mais profundas, devem ser tratadas também com algum medicamento oral. Nesses casos é altamente recomendável a visita a um dermatologista. 

CONTROLE DA OLEOSIDADE

O controle da oleosidade acontece principalmente por causa dos efeitos esfoliantes e irritativos do peróxido de benzoíla. 

O peróxido de benzoíla favorece a descamação da pele, regulando o sebo na pele. 

Além disso, nas primeiras semanas é comum haver vermelhidão e descamação na pele mais fortes, formando um efeito peeling leve na pele. Este efeito peeling favorece a renovação da pele, melhora a textura e, principalmente, regula o excesso de óleo.

O peróxido de benzoíla deve ser evitado por pessoas com a pele muito sensível, que sofrem de rosácea ou dermatite, por exemplo. Também deve ser evitado por quem tem alguma alergia a algum componente da fórmula. 

No caso de gravidez, consulte seu médico para entender se é ou não indicado o uso desse produto. 

Alguns outros efeitos comuns e possíveis no uso de peróxido de benzoíla são:  

  • Vermelhidão
  • Queimação
  • Ressecamento
  • Coceira 
  • Sensibilidade da pele 

Geralmente essas reações somem após o uso contínuo. Entretanto, se na primeira utilização, você acordar com a pele vermelha e inchada, cesse o uso do produto. Provavelmente, você está tendo uma reação alérgica. 

Como com qualquer produto, é indicado um teste antes do uso contínuo. Para realizá-lo, aplique uma pequena porção à noite na parte de dentro do seu pulso. Na manhã seguinte observe por sinais de alergia. Não esqueça de retirar o produto da região. 

Diferentemente da maioria dos cremes para a pele, a alta concentração do princípio ativo não vai necessariamente significar melhores resultados na acne neste caso. Vou te explicar melhor. 

O que acontece é que tanto a concentração de 2,5%, 5% e 10% tiveram a mesma redução de quantidade de lesões inflamatórias quando usadas em um estudo com 150 pacientes. 

Só que os efeitos irritativos da fórmula com 10% foram superiores às versões de 2,5% e 5%.

 Entretanto, como eu disse antes, conseguimos alguns benefícios por causa desse efeito irritativo (o peeling).

Portanto, a concentração depende do seu objetivo de uso. Se você quiser os benefícios antibióticos do peróxido, a versão de 5%, ou até 2,5% será suficiente. 

Mas se você quiser, também, os efeitos dessa esfoliação e controle de oleosidade, a versão com 10% pode ser mais efetiva. Mas, se for seu primeiro uso, é melhor iniciar com um de concentração menor, como o de 5% e só então avançar para o de 10%.

Em áreas mais sensíveis (como o rosto) evite o peróxido de benzoíla 10%, pois ele pode ser muito agressivo. 

Nesta tabela eu dou um exemplo de resultados ao longo de um tratamento. Entretanto, como o tratamento e reações são individuais, é possível que você tenha resultados diferentes ou em uma velocidade diferente. 

SEMANAO QUE ESPERAR
SEMANA 1Este é um dos diferenciais do peróxido com outros cremes para espinha, ele começa a mostrar efeito bem rápido. Na primeira semana você já vai conseguir ver uma redução na oleosidade da pele, com algumas espinhas já secando. Entretanto, alguns efeitos colaterais como a vermelhidão e a descamação já podem estar presentes. 
SEMANA 3Você já deve ter visto melhora na contagem de espinhas na face. Além disso, a taxa de aparecimento de espinhas deve ter caído também. 
SEMANA 8 a 12Se você não viu resultados significativos até o mês 3, considere mudar para um tratamento com um creme mais potente, como o Epiduo, que contém peróxido de benzoíla e adapaleno na sua composição.  Também, considere consultar um dermatologista.

O ácido salicílico é um outro tratamento de acne, também muito utilizado em sabonetes faciais. Ele é o único componente dos chamados beta-hidroxiácidos (BHA). A característica mais importante do BHA é que ele é solúvel em óleo, podendo assim, entrar nos poros e dissolver todo o sebo e células mortas que estão bloqueando-os.  

ESPINHAS OU CRAVOS O peróxido de benzoíla é mais indicado para acnes inflamatórias, caracterizadas por espinhas, pois além de desentupir poros e prevenir cravos, tem uma capacidade antibacteriana. Neste caso, o ácido salicílico pode ser usado como tratamento complementar.

SKINCARE DIURNA OU NOTURNA O peróxido de benzoíla pode manchar roupas e cabelo, portanto é mais indicado o uso noturno (com mais alguns cuidados que falarei no final do post). Mas óbvio, já que ele não para de funcionar com o sol, pode também ser usado de dia. Já o ácido salicílico pode ser usado tanto de dia quanto de noite. 

ALÉRGICOS À ASPIRINA Por ser quimicamente parecido com a aspirina, alérgicos a ela, podem também ser alérgicos ao ácido salicílico. 

SENSIBILIDADE DA PELE Assim como o peróxido de benzoíla, o ácido salicílico também pode causar vermelhidão e descamação no início do tratamento. Mas porque o ácido salicílico é quimicamente parecido com a aspirina, ele tem um potencial anti-inflamatório e anti-irritante. Portanto, geralmente o ácido salicílico tende a ter efeitos colaterais mais tranquilos se comparados ao peróxido de benzoíla. 

Mas fica a dica: os dois podem ainda ser usados na mesma época juntos (um de dia e outro de noite, por exemplo)

PRODUTOS COM ÁCIDO SALICÍLICO

Sérum Antiacne, da Sallve (com 2% de ácido salicílico). Comprar no site da Sallve aqui!

Esfoliante Acne Proofing, da Neutrogena: Comprar na Amazon.

Blemish Age Defense, da SkinCeuticals (1,5% ácido salicílico): Une o ácido salicílico com outros ácidos (AHA) para benefícios antiacne e anti-idade. Comprar na Amazon.

Acne Cleanser, da Underskin: Sabonete com ácido salicílico. Comprar na Época Cosméticos.

Dermotivin Salix, da Galderma. Comprar na Amazon.

Gel de Limpeza Profunda Effaclar Concentrado, da La Roche Posay. Compra na Amazon.

Os dois produtos são muito utilizados para o tratamento da acne, tem capacidades antibióticas e queratolíticas, além de podem ser usados por grávidas, entretanto eles têm algumas diferenças. 

TEMPO PARA RESULTADOS  O ganhador aqui é o peróxido de benzoíla (Clindoxyl Control). O peróxido de benzoíla começa a mostrar resultados nos primeiros dias de uso, por causa do efeito esfoliante e de descamação da pele. O Azelan vai demorar mais, mostrando resultados depois de um tempo mais longo de uso (3 semanas).

TEMPO TRATAMENTO O Azelan, quando usado sozinho pode demorar de 3 a 6 meses para o tratamento completo. Já o Clindoxyl Control tem o tempo de tratamento mais curto, em média 3 meses.

OUTROS BENEFÍCIOS Neste caso, quem se dá melhor é o Azelan, uniformizando a cor da pele e melhorando manchas causadas pela acne. Além disso, pode ser usado no tratamento de outras doenças, como a rosácea. 

PELES MUITO SENSÍVEIS A melhor opção é o Azelan, já que possui muito menos potencial irritativo. 

Lembrando que esses dois cremes podem ser usados em associação, trazendo os benefícios dos dois produtos.

Se você quer saber mais sobre o Azelan, eu fiz um post completo (como esse) sobre esse produto. 

Primeiro, o peróxido de benzoíla pode ser usado durante o dia, entretanto por manchar cabelos e roupas, é aconselhado a sua aplicação noturna.

Para utilizá-lo siga esses passos:

  1. Lave o rosto com um sabonete adequado para pele oleosa e espere secar.
  2. Aplique a quantidade pequena (tamanho de uma ervilha) em toda a extensão do rosto. Uma quantidade maior não acelera o tratamento e pode piorar os efeitos colaterais. 
  3. Lave as mãos. O produto pode manchar tecidos. No final do post dou mais dicas para mitigar este problema. 
  4. Na manhã seguinte, retire-o com um sabonete líquido. Dependendo da marca utilizada, parecerá que você está retirando uma gosma do rosto.
  5. Utilize um hidratante de sua preferência, já que ele costuma deixar a pele ressecada. 
  6. Aplique um protetor solar. 

Caso você não esteja acostumado com ácidos e produtos irritativos na pele, passe esse creme, e retire-o depois de duas horas. 

Se em uma semana os efeitos irritativos não forem incômodos, utilize-o uma vez ao dia, durante toda a noite. Se você estiver muito acostumado, a utilização pode ser feita 2 vezes ao dia. 

Não esqueça de fazer o teste de pulso para determinar alergias. Para isso, antes da primeira utilização, passe o produto na parte de dentro do pulso e retire-o em duas horas. Fiscalize sinais como coceira, vermelhidão e inchaço. 

Outra forma de incluir o peróxido de benzoíla no dia-a-dia é com a utilização de sabonetes faciais que contenham esse composto. Pode ser uma boa opção se você tiver acne em áreas extensas como as costas ou a pele sensível.

Para usá-lo, como primeiro passo do skincare, passe uma porção e deixe-o agir por 15 segundos, e então lave o rosto. Com o tempo aumente o tempo de ação para 60 a 120 segundos.

A mesma coisa para as costas: no banho passe o sabonete com peróxido na região, com a ajuda de uma esponja suave, e deixe agir por 60 a 120 segundos e então lave as costas. 

Um ponto sobre o peróxido de benzoíla que faz com que muitas pessoas troquem de tratamento (quando possível) é que ele mancha roupas, toalhas e até mesmo cabelo, por causa da sua ação oxidante. 

Se você perceber que o produto entrou em contato com o cabelo ou com algum tecido, lave-o imediatamente. Mas, por experiência própria, é muito difícil ter controle dele, por não possuir cor. Todas as vezes que usei, mesmo com muito cuidado, acabei manchando toalhas e lençóis. 

Mancha do Epiduo em toalhas

Mas algumas dicas que fui aprendendo com o tempo, me ajudaram a reduzir este problema.

1. USE O PERÓXIDO DE BENZOÍLA APENAS A NOITE

Principalmente, para que ele não manche suas roupas favoritas. A utilização de outros produtos durante o dia, como o ácido azeláico ou o ácido salicílico, pode ser uma boa opção para um tratamento completo.

2. FAÇA SEU SKINCARE DEPOIS DE COLOCAR O PIJAMA

Sabe quando você faz a maquiagem e depois coloca a roupa, e ela fica toda manchada de base na gola. Então, a mesma coisa pode acontecer com o peróxido, só que você só vai perceber a mancha depois de um tempo. Por isso, deixe sua rotina de skincare como última coisa a fazer antes de deitar na cama.

3. DEIXE 1 CM DE DISTÂNCIA DO CABELO

Para proteger a cor do cabelo na raiz, quando for passar da testa, procure deixar uma margem de segurança perto do cabelo. 

4. TROQUE SUAS TOALHAS E LENÇÓIS COLORIDOS POR BRANCOS. 

Essa é essencial. Se você não quiser estragar suas toalhas e lençóis, utilize versões brancas que não mancham.

Talvez você ache que vai conseguir cuidar para não manchar seus lençóis coloridos. Só que durante a noite nós suamos e acabamos esfregando o rosto no travesseiro. Já as toalhas coloridas não saem ilesas, porque quando vamos retirar o produto do rosto, sempre fica um resíduo que acaba manchando-as. 

5. LAVE MUITO BEM O ROSTO

Muito bem mesmo! O Clindoxyl Control, por exemplo, tem uma consistência em gosma quando vamos tirar de manhã, e é bem chata de retirar por um todo. Mas é importante que você o tire bem para que ele não manche suas roupas.

Vitacid: creme mais potente, porém com mais efeitos colaterais. Post completo sobre o Vitacid e treinoína(componente do vitacid) aqui.

Differin: creme mais potente que o Azelan, da mesma família do Vitacid. Post completo sobre o Differin e o adapaleno (componente do Differin) aqui.

Azelan: Produto com ácido azeláico, que pode ser usado em peles sensíveis e mulheres grávidas. Post completo sobre o Azelan aqui.

Epiduo: Une o adapaleno com o peróxido de benzoíla para um tratamento completo. Post completo aqui.

   


No comments:

Post a Comment

- Galderma Benzac AC Wash - Reviews | MakeupAlley

Looking for: Benzac Daily Facial Foam Cleanser - 130 mL | Amcal.  Click here       Benzac foaming cleanser reviews.Benzac Daily Facial ...